1 ano depois...

Olá, começo essa nova postagem fazendo um salto temporal de onde parei para retomar agora, recém completado 1 ano desde a aquisição do Mondeo (dia 09 de julho mais exatamente), e relatar o estado em que ele se encontra atualmente.

Nesse um ano, muita coisa aconteceu (de bom e de ruim). Tudo isso será devidamente relatado em posts futuros. No entanto, vou resumir aqui: aproveitei pouco o carro ainda, máximo que consegui foi levá-lo para um passeio noturno pelas vias marginais de São Paulo, local onde se pode desenvolver um pouco mais de velocidade (90km/h, para ser mais exato). Embora pouco, consegui ter um gostinho do que será aproveitar plenamente esse veículo. Uma das surpresas positivas foi a resposta do motor e como ele ganha velocidade com rapidez e facilidade! Uma pisada "descomprometida" e ele já alcançava a velocidade máxima da via. Outra coisa proporcionalmente importante: a eficiência dos freios. Não sei se os freios do meu outro veículo são muito ruins (acredito que SIM), mas os freios desse Mondeo são sensacionais. Transmitem muita segurança e seguram bem o veículo, que é bem pesado.

Outra coisa positiva: os recursos de dirigibilidade. Embora o meu modelo seja equipado com câmbio automático, existem duas opções de comportamento, S (sport) e E (economy), que como os nomes indicam se destinam a um comportamento mais esportivo (levando a troca das marchas a uma rotação mais alta, até por volta de 4250 rpm), ou "econômico" (sic), proporcionando mais suavidade e trocas com rotação mais baixa, a fim de "economizar" combustível. Digo isso porque é quase uma brincadeira da Ford. A ideia de "economizar" combustível até é boa, mas definitivamente não reflete a realidade hahahaha. Em suma, quem deseja economia de combustível NÃO deve considerar esse motor...

Continuando com os recursos de dirigibilidade, o cruise control funcionando perfeitamente depois de 20 anos de construção deste veículo é invejável. Muito eficiente, acima de 40 km/h é possível acionar o piloto automático simplesmente por meio de um botão no volante. Um dos lados do volante possui sinais de + e - que alteram a velocidade do piloto automático conforme a decisão do motorista. Ao pisar no pedal de freio imediatamente o controle retorna para as mãos do motorista, e ao apertar o botão de = o piloto automático retorna para a última velocidade programada. Simples e eficiente, proporcionando grande conforto e tranquilidade ao dirigir.

Agora vamos aos contras: primeiramente, a experiência do câmbio automático no início não é muito prazerosa (principalmente por estar acostumado com câmbio manual). Digo prazerosa do ponto de vista de quem gosta de sentir e "dar os comandos" ao carro. A sensação inicial é um pouco insípida, pois a experiência é um meio termo entre ser motorista e passageiro (hahahaha), haja vista que até entender como guiar um veículo automático ele parece um pouco "descolado" das suas vontades como piloto. Quanto ao câmbio, parecia as vezes "ficar na dúvida" entre qual marcha usar, especialmente em subidas ou situações de maior exigência do motor. Além disso, meu veículo estava com entrada falsa de ar e juntas desgastadas, fazendo com que a marcha lenta oscilasse bastante com o veículo frio, chegando até a apagar o motor quando alcançava rotações muito baixas. Esse era um aspecto bem desconfortável e o que me motivou a chegar na situação que ele está hoje. O que me leva a outro ponto negativo: devido ao tempo que ele ficou parado e o fato de 20 anos terem se passado desde sua construção, as partes de borracha e plásticos de forma geral que não tiveram manutenção adequada estavam bem desgastados, gerando em pouco tempo vazamentos de óleo que estão (espero) sendo sanados atualmente. Além disso, algumas das molduras plásticas de acabamento no interior do veículo estavam quebradiças, rachadas e ressecadas. Esse assunto merece um post a parte, contando minhas "aventuras" tanto na aquisição de peças "novas" quanto na minha decisão de restaurar as peças originais.

Além disso, diversas manutenções foram feitas nele nesse tempo, por mim e por "mecânicos" (troca de óleo, conserto do airbag, teto solar, vidros e travas elétricas, radiador, vareta de óleo, alinhamento e balanceamento...a lista é longa). Essas manutenções receberão atenção especial em posts vindouros.

A seguir, algumas fotos para deixar "água na boca" do que vem por aí...

Fotos de 2020...

Primeira manutenção...ar condicionado e a descoberta de (vários) outros problemas...

Manutenção do airbag e outras descobertas (boas, dessa vez)

Alinhamento e balanceamento com novas descobertas ruins...

E atualmente...

Último estágio de colocação das novas juntas das tampas de válvula e dos coletores...


...e recuperação da moldura restaurada destruída por um acidente doméstico...



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