Uma escolha difícil...

A nossa história começa em meio a pandemia por Covid-19 do ano de 2020. Decidido em comprar outro carro, fiz várias pesquisas e me decidi pelo Honda Civic dos anos 94 a 2000. Estava confiante que iria gostar desses modelos, havia lido muitas críticas positivas sobre a qualidade desses carros, a confiabilidade, pouca manutenção e etc. Assim, fui atrás de alguns anunciados dentro do perfil que me interessava. Tinha preferência pelos modelos importados do Japão ou dos EUA (identificados com uma plaquinha na lateral com uma águia, muito legal por sinal), automáticos (embora não fosse uma exigência), teto solar (isso sim uma exigência, principalmente da minha esposa...) e que fosse "divertido" de acelerar.
Com isso em mente, testei alguns modelos nesse perfil, mas sempre apresentavam algum detalhe que me desmotivava: ou algo de mecânica por arrumar, ou suspensão por fazer, ou detalhes fora do padrão original etc. No entanto, todos me decepcionaram no pior aspecto: desempenho. Mesmo os famosos motores VTEC não atendiam o que eu procurava. Assim, depois de algumas "desilusões", reconsiderei o modelo e voltei a estaca zero...
Um belo dia, procurando outros carros, "esbarrei" num anúncio de um Ford Mondeo Ghia. Lembrava relativamente bem desse modelo: no final dos anos 1990 e início dos anos 2000 meu tio possuíra dois Chevrolet Vectra GLS maravilhosos, mas eu gostava mesmo era do Mondeo...até falava para o meu tio (na minha inocência infantil...) para comprar o Mondeo ao invés dos Vectra (hoje vejo que a atitude dele foi mais acertada haha). O Vectra era (e ainda é) um carrão. Os dois que ele teve eram lindos e perfeitos, com teto solar (que ele raríssimamente abria), bancos de couro, ar condicionado digital, um potente motor 2.2 (beberrão para os padrões de hoje)...enfim, um carrão absoluto.
Sobre esse Mondeo, lembrava que tinha motorzão V6, era importado da Bélgica, e era exclusivíssimo (não imaginava que tanto). Na época mesmo não lembro de tê-lo visto nas ruas, era um carro caro e destinado a um público bastante específico.
De início, não considerei a aquisição de um Mondeo V6. No entanto, mostrando alguns modelos para minha esposa, ela se apaixonou pelo carro. Encontramos dois modelos, ambos pretos, um ano 1999 e outro ano 2000. Um deles com um anúncio pleno de fotos e detalhes sobre os recursos do carro, outro modesto, com poucas fotos, escuras e desfocadas.

Conforme poderão ver, as fotos do anúncio eram apaixonantes...




















Tentei de todas as formas "desmotivar" minha esposa do modelo: disse que seria uma loucura, que seria um casamento com o carro, que a manutenção seria cara e problemática, mas mesmo assim ela me instigou a ir ver os dois modelos. E assim tudo começou...

Comentários

  1. Muito bacana, estou curioso para os próximos episódios dessa saga. Também sou proprietário de Mondeo Ghia V6 ano 2000 , veículo que me dá muito prazer, tanto pelo seu design, bem como pela confiabilidade, e aí faço uma ressalva, tive sorte de adquirir a 9 anos atrás este carro em excelentíssimo estado de conservação então com 62 mil kms e todas manutenções feitas na concessionária Ford com carimbos no livreto de manutenção do veículo.
    Hoje ainda mantenho as manutenções preventivas em dia com direito até compra de unidades e mais unidades do filtro de óleo pelo e-Bay (Motorcraft FL-820S) assim como velas de ignição (Motorcraft AGFS32FM) e até Cabos de Velas.
    Mas sem dúvida, fez um excelente escolha! Parabéns pelo Blog e sucesso com Mondeo, o carro que possui alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos seus comentários e por compartilhar suas experiências conosco! De fato, o Mondeo V6 é um carro apaixonante!

      Excluir
  2. Tive o prazer de ver o início dessa aventura de perto, é um veículo icônico, com muita história pra contar e que terá muitas outras. Parabéns pela escolha, e parabéns pelo blog, será muito bom acompanhar aqui os detalhes da Odisséia do Mondeo Ghia.
    Aguardando pra ouvir o ronco desse motorzão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário